terça-feira, 16 de novembro de 2010

ALUNOS DA UFOP INICIAM ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ALDULTOS NO ESPAÇO DA OSQUINDOTECA
A UFOP vem desenvolvendo atividades na área da educação de jovens e adultos, no município de Mariana, num continuum que lhe permite investir em diferentes frentes de trabalho que articulam pesquisa, ensino e extensão numa ação acadêmica que envolve os cursos de Pedagogia, Letras e História.
A atenção da UFOP nesta área oferece subsídios para que se efetivem ações qualitativas direcionadas a esta modalidade de educação, ampliando seu atendimento e aprimorando suas ações educativas junto a jovens e adultos, alguns com necessidades educativas especiais.
O Projeto de Educação de Jovens e Adultos - PEJA- reflete o atendimento que a UFOP entende que deva ser dado ao direito de aprender ao longo da vida, paradigma adotado por todos aqueles que entendem a necessidade da efetividade do direito à educação de milhares de jovens e adultos brasileiros que não tiveram esta oportunidade e que residem no entorno da Universidade.
Nossos objetivos, vão além de oferecer um campo de estudos, pesquisa e capacitação dos/as alunos/as das Licenciaturas, pois visam envolver a comunidade acadêmica da UFOP com as discussões acerca da educação de jovens e adultos; desenvolver material didático adequado às especificidades dos/as alunos/as de EJA; desenvolver uma linha de pesquisa que abarque as atividades desenvolvidas no campo da EJA; fomentar a trocar interinstitucional entre UFOP e outras IES que atuam na EJA e disponibilizar o arquivo da EJA, acumulado nos dez anos de experiência para estudos e pesquisas.
Nossos/as bolsistas atuam nos espaços: Recriavida e Asilo, em Mariana e na Osquindoteca, em Passagem de Mariana; parceria firmada recentemente e que espera alcançar jovens e adultos que esperam pela oportunidade de uma inserção mais efetiva na sociedade através da alfabetização e letramento.
A equipe que hoje responde pelo Projeto é formada por 15 bolsistas efetivos e 04 voluntários, todos alunos e alunas dos cursos de Letras, História e Pedagogia e da professora do DEEDU-ICHS-UFOP, responsável pela coordenação do mesmo. Neste projeto, os/as bolsistas atuam na monitoria, confecção de material, arquivo e pesquisa.
Professora Regina Bonifácio
Coordenadora do PEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário